MASTERCLASSES, WORKSHOPS E PORTFOLIO REVIEW

MASTERCLASS ISABELA LITTGER
CRIANDO HISTÓRIAS: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CURTA BLIND EYE
23 OUT (Qui) | 16:00 | Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada Gratuita

Isabella Littger partilha o processo criativo por detrás da curta-metragem Blind Eye, explorando as etapas de desenvolvimento visual e conceptual da obra. Através de esboços, testes de animação e reflexões sobre a narrativa.

Biografia: Diretora de Animação e Concept Artist formada na Ringling College of Art em 2015 e na Gobelins L’École de L’Image em 2019, onde dirigiu os respectivos curtas “None or That” e “Blind Eye”. Trabalhou por anos como artista conceitual, storyboarder e diretora de arte, posteriormente tornando-se diretora criativa na Vetor Zero/Lobo de 2020 a 2023. Atualmente, ela atua como realizadora. Clientes notáveis em sua carreira incluem: Disney, Cartoon Network, Garena – Free Fire, Illumination e outros.

 

MASTERCLASS VARYA YAKOVLEVA
ILLUSTRATION FOR ANIMATION: IMPERFECTION AND FREEDOM
23 OUT (Qui) | 18:00 | Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada Gratuita

Varya Yakovleva explora a forma como o desenho, o tempo e a imperfeição moldam a sua animação e abrem espaço para expressão pessoal e liberdade.

Biografia: Varya Yakovleva é uma artista e animadora russa, atualmente exilada em França. O seu trabalho artístico já foi exibido em 9 exposições individuais e mais de 60 exposições coletivas. Participou e arrecadou prémios em festivais internacionais de animação e ilustração. Filmografia: Anna cat and mouse (2019), Life is a bitch (2020) and Oneluv (2022). Leciona arte desde 2018, tendo sido docente no British Higher School of Art and Design (Rússia) e curadora de projetos na Faculty of Design and Art Free University of Bozen-Bolzano (Itália). Colabora com editoras, estúdios independentes de gravura e iniciativas de micro-edições.

 

WORKSHOP ANTÓNIO NETO
TÉCNICAS DE STORYBOARD
24 OUT (Sex) | 10:30 | Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada Gratuita, sujeita a inscrição| Equipamento necessário: computador

O storyboard artist e concept artist Antonio Soares Neto partilha o seu processo de criação de storyboards para animação, explorando como transformar ideias e argumentos em imagens que comunicam ritmo, emoção e intenção narrativa. Destinado a estudantes, animadores, ilustradores e realizadores interessados em aprofundar a narrativa visual, o workshop oferece uma visão do storyboard como ponte entre a ideia e a animação final.

Biografia: António Soares Neto é storyboarder e concept artist especializado em projetos de animação, com mais de uma década de experiência a colaborar com estúdios no Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. O seu trabalho abrange storyboards, animatics, character design, visual development e background art para produções de animação 2D e 3D. Atualmente trabalha como freelancer, tendo colaborado com estúdios como Vetor Zero/Lobo, Zombie Studios, Big Studios, Dirty Work Factory, The End, Humble Post (NY), FGreat (UK) e Shed (CA). Entre 2021 e 2022 integrou a equipa da Stellar Creative Lab (British Columbia, Canadá), onde participou na produção da série “Kung Fu Panda: The Dragon Knight” para a DreamWorks/Netflix.

Formulário inscrição disponível AQUI.

 

MASTERCLASS XAVIER KAWA-TOPOR
Animating The Living
25 OUT (Sáb) | 10:30 | Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada Gratuita

A animação, que consiste em dar, através do movimento, a «ilusão de vida» a formas e objetos inanimados, mantém uma relação particular com o vivente. O seu propósito não é simplesmente «registar» a vida, mas recriá-la do zero – humanos, animais, vegetais, elementos naturais. É provavelmente por essa razão que os realizadores de animação foram pioneiros na tomada de consciência do perigo ambiental que a sociedade de produção e de consumo em massa faz pesar sobre o futuro do planeta. Já no início da década de 1970, alertaram a opinião pública para a poluição, a desflorestação, a extinção das espécies, a subida das águas e o risco de apocalipse nuclear. O alerta, porém, não foi ouvido. Mais grave ainda, os grandes estúdios americanos contribuíram, através de uma representação cada vez mais empobrecida da natureza, para afastar ainda mais os humanos dela. O cinema de animação tem, portanto, hoje não só uma responsabilidade maior na criação e difusão de um imaginário capaz de suscitar uma consciência ecológica e uma passagem à ação, como também contém em si recursos incomparáveis para o fazer. Mas para isso precisa libertar-se dos esquemas herdados do passado e inventar novas representações que nos reconciliem com o vivente e com o futuro.

Biografia: Xavier Kawa-Topor é historiador, diretor artístico e escritor.
Formado em estudos medievais, foi diretor dos importantes sítios históricos de Conques e da Abadia Real de Fontevraud. A sua paixão pelo cinema de animação levou-o, no final da década de 1990, a criar no Forum des Images, em Paris, os Rendez-vous de l’animation, que acolheram alguns dos maiores realizadores internacionais, como Frédéric Back, Caroline Leaf, Břetislav Pojar e Raoul Servais.
Contribuiu também para a redescoberta da obra dos pioneiros Émile Cohl e Ladislas Starewitch, e criou a bienal Nouvelles Images du Japon (1999-2003), que marcou o reconhecimento, na Europa, da obra de grandes autores da animação japonesa, como Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Satoshi Kon e Koji Yamamura.
Atualmente, dirige a NEF Animation, associação nacional dedicada à investigação e à criação no domínio do cinema de animação, cujo programa de residências internacionais já beneficiou mais de 500 realizadores de 55 nacionalidades diferentes. É também presidente da SCALAE productions, uma sociedade cooperativa que apoia o surgimento de jovens talentos.
Fundador da revista BLINK BLANK, da qual é co-diretor editorial, Xavier Kawa-Topor é autor de obras de referência como Le Cinéma d’animation en 100 films, Stop Motion, un autre cinéma d’animation (em colaboração com Philippe Moins) e L’Odyssée de la Planète Sauvage (com Fabrice Blin). Em 2021, recebeu o Animafest Zagreb Award for Outstanding Contributions to Animation Studies.

 

MASTERCLASS RODRIGO GOULÃO SOUSA
CREATING PLAYGROUND
25 OUT (Sáb) | 14:00 | Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada Gratuita

O realizador e animador Rodrigo Sousa apresenta em detalhe o processo de criação de Playground, o projeto que conquistou reconhecimento internacional e se tornou viral no YouTube, com mais de seis milhões de visualizações. Concebido como um trailer-conceito para uma série animada, Playground distingue-se pela sua atmosfera onírica e inquietante, refletindo a linguagem visual e temática que tem caracterizado a obra de Rodrigo Sousa. Ao longo da sessão, o autor irá explorar as principais etapas do desenvolvimento do projeto, da pesquisa estética e narrativa à experimentação visual e sonora.

Biografia: Rodrigo Goulão de Sousa é um realizador e animador português radicado em França, conhecido pelo seu estilo visual singular e narrativas que exploram o surreal e o inquietante.
Formado pela prestigiada escola Gobelins, L’École de l’Image, em Paris, co-realizou a curta-metragem Chroniques de l’eau salée (2021), um filme de graduação que aborda temas de família e despedida, e que foi exibido em diversos festivais internacionais, incluindo o IndieLisboa e o Festival de Clermont-Ferrand.
Em 2024, ganhou destaque com Uncanny Alley, uma série de curtas de terror produzida para o programa Adult Swim Smalls (Warner). A série, composta por três episódios — The Screening, The Night Shift e The Roommate —, combina situações quotidianas com elementos perturbadores, criando uma atmosfera de tensão crescente. A obra foi elogiada por críticos e plataformas especializadas, como o Cartoon Brew e o Short of the Week.
Mais recentemente, o seu projeto Playground tornou-se viral no YouTube, acumulando mais de 6 milhões de visualizações. Concebido como um trailer-conceito para uma série animada, Playground apresenta um universo onírico e perturbador, consolidando o estilo autoral de Goulão de Sousa.
Atualmente, Rodrigo Goulão de Sousa continua a desenvolver projetos autorais e colaborações internacionais, mantendo uma presença ativa nas redes sociais e plataformas de vídeo, onde partilha o seu processo criativo e novas obras.

 

MASTERCLASS JUAN PABLO ZARAMELLA
STOP-MOTION ANIMATION
25 OUT (Sáb) | 16:00 | Casa de Artes e Cultura do Tejo
Entrada gratuita

Nesta masterclass serão exploradas diferentes formas de abordar e expandir as possibilidades da animação, e também a forma como abraçar as limitações pode abrir novas oportunidades criativas na arte de contar histórias.

Biografia: Juan Pablo Zaramella (Buenos Aires, Argentina) é um realizador e animador independente, autor de mais de 10 curtas-metragens reconhecidas internacionalmente.
A sua curta-metragem Luminaris ganhou o recorde mundial do Guinness em 2018 como a curta-metragem mais premiada da história, com 328 distinções, incluindo o Prémio do Público e o Prémio da Crítica em Annecy 2011.
Depois da sua curta de 2022, Passenger, encontra-se atualmente a desenvolver a sua primeira longa-metragem, intitulada “I am Nina”, bem como uma nova curta em pixilação: “Anamorfia”.

 

OUTRAS ATIVIDADES

Além das masterclasses e workshop, no dia 24 de Outubro (sexta-feira) haverá uma sessão de porfolio review – oportunidade de encontro entre estudantes e profissionais da área para partilha de feedback, orientações de carreira e estratégias para fortalecimento do currículo, seguida de uma conversa com os autores presentes na Festa Mundial da Animação sobre os seus filmes, processos criativos e experiências de produção.

A sessão de porfolio review requer inscrição prévia, que poderá ser feita AQUI. Para um melhor aproveitamento da sessão de portfolio review, recomendamos a preparação de uma breve apresentação/ seleção dos trabalhos a partilhar com os autores. A duração de cada meeting será confirmada posteriormente, mas terá uma duração aproximada de 10 a 15 min.