MUDAR DE MÉTODO

(2024, Portugal, 4’47”)
Realização: Eva Martínez, Mariana Martins, Matilde Ramos, Rafaela Serrano, Ana Catarina Ferreira, Ariana Silva, Daniela Fernandes, Julia Oliveira, Marta Roda, Catarina Antunes, Helena Luz, Marcos Teixeira, Margarida Pedrosa, Catarina Araújo, Matilde Azevedo, Márcia Ribeiro, Merícia Dantas, Ana Pereira, Carolina Barbosa, Cátia Jesus, Cláudia Coelho, Diogo Mendes e Julie Passanezi
Produção: IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

“Mudar de Método” apresenta-se como uma viagem visual e poética por entre faunos, bruxas, javalis e grifos, figuras que habitam um mundo simbólico e selvagem. O videoclipe acompanha um protagonista errante — alguém que “não é daqui” — em busca de pertença, transformação e redenção. Videoclipe de B Fachada.

 

CHERRY, PASSION FRUIT

(2024, Portugal, Bélgica, Finlândia, 4’50”)

Realização: Renato José Duque
Produção: RE:ANIMA European Joint Master in Animation, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture

Numa misteriosa floresta tropical surge um vulto enigmático que questiona o amor e a sensualidade envoltos em dor.

 

TURNO DA NOITE

(2025, Portugal, 8’14”)

Realização: Pedro Cunha
Produção: Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa

Lia é uma rapariga tímida que trabalha numa loja de conveniência. Embora tenha pedido para ser transferida para o turno da noite para evitar servir os clientes, ela descobre que a clientela noturna é ainda mais estranha.

 

RONRONAR DE LEMBRANÇAS

(2025, Portugal, 4′)

Realização: Beatriz Puga e Isabela Mendes
Produção: Universidade do Algarve

Após a chegada insistente de um gato desconhecido, Clara vê a sua rotina solitária ser interrompida. Aos poucos, a presença do animal desperta memórias dolorosas e sentimentos esquecidos. Uma história sobre perda, culpa e a coragem de voltar a criar laços.

 

INTERLUDE

(2025, Portugal, 2′)

realização: Bárbara Gonçalves Nogueira e Miguel Martins Matias
Produção: Universidade do Algarve

No conservatório, dois adolescentes estão destinados a tocar juntos, o que floresce numa relação peculiar entre sentimento e música.

 

REST

(2024, Portugal, 2’9”)

Realização: Elisabete Gonçalves, Rita Ferreira e Tomás Mota
Produção: Universidade do Algarve

Ema está a começar um desenho, o qual enviaria para um concurso cujo prazo acabaria em dois dias. Ela trabalha sobre um estresse extremo, com o passar do tempo fica desfigurada e correntes então surgem impedindo a de conseguir terminar a tempo. Irritada consegue arrebentar as correntes, por fim ouve o seu telefone a tocar, o tempo terminou mas não estava sozinha.

 

O PESO DA PERFEIÇÃO

(2025, Portugal, 1’53)

Realização: Catarina Viana, Diana Afonso, Miguel Oliveira
Produção: Universidade do Algarve

Eloise é uma bailarina dedicada e ambiciosa que procura a perfeição. Ao longo do seu treino, ela torna-se vítima da sua ansiedade, até que, a felicidade inocente de uma criança a relembra do seu amor pela dança quando pequena.

 

MÃOS

(2024, Portugal, 1’14”)

Realização: Joana Flauzino
Produção: Universidade da Beira Interior

Numa tarde de verão, duas mãos fazem do céu azul um palco.

 

O VELHO E O FAROL

(2025, Portugal, 4’43”)

Realização:Adriana Andrade, Artur Correia, Felipe Kenji e Luana Rodrigues
Produção: Universidade Lusófona

Um faroleiro é confrontado com a incerteza do mundo que o rodeia, a perda e com a sua própria mortalidade. Nos seus últimos momentos, é abraçado pelo seu destino.

 

STILL LIFE

(2025, Portugal, Bélgica, Finlândia, 5’34)

Realização: Lara Jaydha
Produção: RE:ANIMA European Joint Master in Animation, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture

 

A BODY WITHOUT A HORSE

(2025, Portugal, Bélgica, Finlândia, 8’29”)

Realização: Lara Fuke
Produção: RE:ANIMA European Joint Master in Animation, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture

 

TIME FLIES

(2025, Portugal, Bélgica, Finlândia, 4’36”)

Realização: Tommaso Zerbi

Produção: RE:ANIMA European Joint Master in Animation, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture

THINGS THAT I WAS GATHERING

(2025, Portugal, Bélgica, Finlândia, 5’53)

Realização: Ekaterina Zhuzhleva

Produção: RE:ANIMA European Joint Master in Animation, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture

 

THIS FEMININE SIDE

(2025, Portugal, Bélgica, Finlândia, 7’29”)

Realização: Alice Siniscalchi

Produção: RE:ANIMA European Joint Master in Animation, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, LUCA School of Arts, Aalto University School of Arts Design and Architecture