A Cada Dia Que Passa
(2024, Portugal, 10’55”)
Realização: Emanuel Nevado
Produção: COLA Animation
D. Piedade é uma ratinha já com alguma idade que vive numa pequena aldeia do interior montanhoso de Portugal. A sua existência é composta maioritariamente por solidão e memórias, e por uma rotina rígida, guiada pelo ritmo regular do relógio e do chá que bebe com as suas amigas, duas irmãs, que vivem na mesma aldeia.
Lina
(2025, Portugal, 8′)
Realização: Margarida Madeira
Produção: Bro Cinema
Urzelina é uma guarda de passagem de nível que faz tudo pela metade. A meio do dia bebe metade de uma meia de leite e come meia torrada. É também no meio, entre o passado e o presente, que se passam os dias ao serviço da linha de comboio. Um dia algo diferente altera a sua rotina. É esta mudança que lhe desbloqueia os movimentos apesar de eles já não serem necessários. Urzelina está presa aquilo que já não tem.
Paulinha
(2025, Portugal, 2’39”)
Realização: Ana Marta Mendes
Produção: Os Filmes do Pinguim
Um videoclip sobre uma mulher chamada Paulinha.
Sweet Spot
(2025, Portugal, 11”)
Realização: Jorge Ribeiro e Paulo Patrício
Produção: Os Filmes do Pinguim
“SweetSpot” é uma curta-metragem de animação experimental que explora, de forma livre, o diálogo entre a obra e os seus autores, Jorge Ribeiro e Paulo Patrício, cujos pontos de vista e abordagens criativas, tanto ao nível da linguagem cinematográfica como das formas de estar, são bastante diferentes. Através desta dualidade, e partindo de um processo partilhado mas simultaneamente individual, os realizadores procuram compreender em que momento a curta-metragem que estão a criar em conjunto atinge o seu “Sweet spot”. Ou seja, o ponto ideal em que a obra é considerada concluída.
One-way Cycle
(2025, Portugal, Espanha, 11′)
Alicia Núñez Puerto
Produção: Sardinha em Lata
Co-produção: Abano Producións, Puerto Nú
Em 1929, Adela emigra das Astúrias para Havana, seguindo a sua irmã Segunda e fugindo do frio que lhe causava fortes dores nos ovários.
Amarelo Banana
(2025, Portugal, Hungria, 12’43”)
Realização, Alexandre Sousa
Produção: AIM Creative Studios, CUB Animation
Depois de mais uma noite de insónias, um homem depara-se com uma estranha comunidade a viver no seu prédio e descobre a elaborada ilusão que criaram.
Porque Hoje É Sábado
(2025, Portugal, 12’34)
Realização: Alice Eça Guimarães
Produção: Animais AVPL
É sábado, e uma mulher bate-se com a dificuldade de conciliar a sua vida doméstica e a sua necessidade de evasão.
Cão Sozinho
(2025, Portugal, França, 13’02)
Realização. Marta Reis Andrade
Produção: BAP Animation, IKKI Films
A história real de um cão deixado ao abandono na sua própria casa, no tempo em que o meu avô começou a experienciar a sua viuvez e eu regressava de Londres, lugar onde me senti mais sozinha que nunca.