SÁBADO – 25 DE OUTUBRO
MASTERCLASS | ANIMATING THE LIVING
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo
Hora: 10:30
Convidado: Xavier Kawa-Topor
Entrada Gratuita
A animação, que consiste em dar, através do movimento, a «ilusão de vida» a formas e objetos inanimados, mantém uma relação particular com o vivente. O seu propósito não é simplesmente «registar» a vida, mas recriá-la do zero – humanos, animais, vegetais, elementos naturais.
É provavelmente por essa razão que os realizadores de animação foram pioneiros na tomada de consciência do perigo ambiental que a sociedade de produção e de consumo em massa faz pesar sobre o futuro do planeta. Já no início da década de 1970, alertaram a opinião pública para a poluição, a desflorestação, a extinção das espécies, a subida das águas e o risco de apocalipse nuclear.
O alerta, porém, não foi ouvido. Mais grave ainda, os grandes estúdios americanos contribuíram, através de uma representação cada vez mais empobrecida da natureza, para afastar ainda mais os humanos dela.
O cinema de animação tem, portanto, hoje não só uma responsabilidade maior na criação e difusão de um imaginário capaz de suscitar uma consciência ecológica e uma passagem à ação, como também contém em si recursos incomparáveis para o fazer. Mas para isso precisa libertar-se dos esquemas herdados do passado e inventar novas representações que nos reconciliem com o vivente e com o futuro.
Biografia: Xavier Kawa-Topor é historiador, diretor artístico e escritor.
Formado em estudos medievais, foi diretor dos importantes sítios históricos de Conques e da Abadia Real de Fontevraud. A sua paixão pelo cinema de animação levou-o, no final da década de 1990, a criar no Forum des Images, em Paris, os Rendez-vous de l’animation, que acolheram alguns dos maiores realizadores internacionais, como Frédéric Back, Caroline Leaf, Břetislav Pojar e Raoul Servais.
Contribuiu também para a redescoberta da obra dos pioneiros Émile Cohl e Ladislas Starewitch, e criou a bienal Nouvelles Images du Japon (1999-2003), que marcou o reconhecimento, na Europa, da obra de grandes autores da animação japonesa, como Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Satoshi Kon e Koji Yamamura.
Atualmente, Xavier Kawa-Topor dirige a NEF Animation, associação nacional dedicada à investigação e à criação no domínio do cinema de animação, cujo programa de residências internacionais já beneficiou mais de 500 realizadores de 55 nacionalidades diferentes. É também presidente da SCALAE productions, uma sociedade cooperativa que apoia o surgimento de jovens talentos.
Fundador da revista BLINK BLANK, da qual é co-diretor editorial, Xavier Kawa-Topor é autor de obras de referência como Le Cinéma d’animation en 100 films, Stop Motion, un autre cinéma d’animation (em colaboração com Philippe Moins) e L’Odyssée de la Planète Sauvage (com Fabrice Blin). Em 2021, recebeu o Animafest Zagreb Award for Outstanding Contributions to Animation Studies.

MASTERCLASS | CREATING PLAYGROUND
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo
Hora: 14:00
Convidado: Rodrigo Goulão Sousa
Entrada Gratuita
Nesta masterclass, o realizador e animador Rodrigo Sousa apresenta em detalhe o processo de criação de Playground, o projeto que conquistou reconhecimento internacional e se tornou viral no YouTube, com mais de seis milhões de visualizações.
Rodrigo Goulão de Sousa é um realizador e animador português radicado em França, conhecido pelo seu estilo visual singular e narrativas que exploram o surreal e o inquietante. Formado pela prestigiada escola Gobelins, L’École de l’Image, em Paris, co-realizou a curta-metragem Chroniques de l’eau salée (2021), um filme de graduação que aborda temas de família e despedida, e que foi exibido em diversos festivais internacionais, incluindo o IndieLisboa e o Festival de Clermont-Ferrand. Em 2024, ganhou destaque com Uncanny Alley, uma série de curtas de terror produzida para o programa Adult Swim Smalls (Warner). A série, composta por três episódios — The Screening, The Night Shift e The Roommate —, combina situações quotidianas com elementos perturbadores, criando uma atmosfera de tensão crescente. A obra foi elogiada por críticos e plataformas especializadas, como o Cartoon Brew e o Short of the Week. Mais recentemente, o seu projeto Playground tornou-se viral no YouTube, acumulando mais de 6 milhões de visualizações. Concebido como um trailer-conceito para uma série animada, Playground apresenta um universo onírico e perturbador, consolidando o estilo autoral de Goulão de Sousa.
Atualmente, Rodrigo Goulão de Sousa continua a desenvolver projetos autorais e colaborações internacionais, mantendo uma presença ativa nas redes sociais e plataformas de vídeo, onde partilha o seu processo criativo e novas obras.

MASTERCLASS | STOP-MOTION ANIMATION
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo
Hora: 16:00
Convidado: Juan Pablo Zaramella
Entrada gratuita
Nesta masterclass irei explorar diferentes formas de abordar e expandir as possibilidades da animação, e também a forma como abraçar as limitações pode abrir novas oportunidades criativas na arte de contar histórias.
Biografia: Juan Pablo Zaramella (Buenos Aires, Argentina) é um realizador e animador independente, autor de mais de 10 curtas-metragens reconhecidas internacionalmente.
A sua curta-metragem Luminaris ganhou o recorde mundial do Guinness em 2018 como a curta-metragem mais premiada da história, com 328 distinções, incluindo o Prémio do Público e o Prémio da Crítica em Annecy 2011.
Depois da sua curta de 2022, Passenger, encontra-se atualmente a desenvolver a sua primeira longa-metragem, intitulada “I am Nina”, bem como uma nova curta em pixelização: “Anamorfia”.
CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÉMIOS
Hora: 19:00
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo
Cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio Nacional da Animação de 2025 e entrega de Prémios.
SOBRE OS TROFÉUS:
Este ano é muito especial no que diz respeito a data assinaláveis no cinema de animação nacional. Como forma de assinalar todas as datas, os troféus também foram tidos em consideração nesta celebração.
Os 40 anos da estreia do OH QUE CALMA, primeiro filme de Abi Feijó, os 30 anos da estreia do FADO LUSITANO, um dos filmes mais importantes da história do cinema de animação português, os 20 anos da estreia do HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ, o primeiro filme de animação portuguesa a atingir um reconhecimento internacional gigante e a vencer o Cristal D’Annecy e os 10 anos da estreia do AMÉLIA & DUARTE, realizado por Alice Guimarães e Mónica Santos, com produção de Abi Feijó – Ciclope Filmes – todos estes filmes serão homenageados nos troféus que Abi Feijó pensou e co-executou sob a forma de brinquedo-óptico: o pré-cinema, a origem do cinema de animação.
As sequências do mutoscópio, este brinquedo-ótico em forma de troféu são sequências destes quatro filmes e serão entregues aos vencedores do Melhor Filme Profissional, Melhor Filme de Escola, Melhor Filme de Oficinas e Prémio do Público.
Já o filme ESTÓRIA DO GATO E DA LUA será exibido na Cerimónia de Encerramento como forma de assinalar também o seu trigésimo aniversário, incluído numa performance inédita.
Apresentador da cerimónia: Isaque Ferreira
ESPECTÁCULO POÉTICO-MUSICAL COM A EXIBIÇÃO DO FILME “ESTÓRIA DO GATO E DA LUA” QUE CELEBRA 30 ANOS DA SUA ESTREIA
ESTÓRIA DO GATO E DA LUA
(1995, Portugal, 00:05:35)
Produção: Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, Lda. | Argumento: Pedro Serrazina | Montagem: Pedro Serrazina | Fotografia: Pedro Serrazina | Som: André Tentúgal | Música: Tentúgal | Animação: Laurent Gorgiard, Pedro Serrazina, Yann Thual | Voz Off: Joaquim de Almeida | Técnicas de Animação: Desenho sobre papel
Um poema. Uma estória feita de silêncio e de cumplicidade. Luz e sombra, o apelo da noite, a lua como paixão… Esta é a estória de quem tentou tornar o sonho realidade, a estória do gato e da lua.
Diseur: Isaque Ferreira
ISAQUE FERREIRA, Porto, 1974.
Leitor de poesia. Programador cultural. Bibliófilo.
Uma das vozes assíduas nas Quintas de Leitura (Porto). Diz poesia em todo o lado. Coordena os Ciclos Música e Poesia e Oficina Locomovente da Poesia (FCM, Famalicão), Poesia na Relva (Paredes de Coura), Vozes Transeuntes (Correntes d’Escritas, Póvoa de Varzim). Integra Caixa Geral de Despojos e Stand Up Poetry. Responsável do laboratório Para que alguns a possam amar. Orienta os laboratórios Poesia Maldita e Expresso Poesia (Matosinhos). Coordenou homenagem a António Reis (Gaia) e Terças com Poesia (Figueira da Foz). Programador do REALIZAR:poesia (Paredes de Coura), MANIFESTUM arte de dizer (Valongo), JUSTIÇA em Poesia & Música (Tribunal da Relação do Porto). Curador de MIL ANOS ME SEPARAM DE AMANHÃ – viagem ao universo de Mário de Sá-Carneiro no centenário da sua morte (Paredes de Coura) e Reencontro com Vergílio Ferreira (Porto). Participa em Terceiro Pano (de João Filipe Jorge), Dia de Visita e A Bicicleta (de Luís Vieira Campos), As Cartas do Rei Artur (de Cláudia Rita Oliveira) e Decrescente (de Saguenail). Antologiou a obra poética de João Habitualmente Um dia tudo isto será meu, Língua de Mar, Esses Ossos e Voz Própria. Dirige a EXEMPLO EXTREMO. Está a ler.
Cantautor: Rui David
Os 15 minutos de fama teve-os em 2018, quando participou no Festival da Canção com o tema “Sem Medo”, de Jorge Palma. O seu disco de estreia como cantautor, “Contraluz”, chegaria um ano depois, contando com colaborações de Jorge Palma, Manel Cruz, Carlos Tê ou Miguel Araújo. Nos últimos anos, tem-se dedicado à criação e interpretação de espetáculos de poesia e música “Como Se Desenha Uma Casa”, “Cabral” e “Paisagem para Torga” são os mais recentes) e nesse contexto tem musicado textos de vários poetas, entre João Habitualmente, Francisca Camelo, Miguel Torga, Rui Pires Cabral ou Rui Lage. Desde 2011 vem trabalhando de forma consistente em Teatro, como músico, cantor, sonoplasta ou diretor musical.
